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    Um ano de muito trabalho

    18/12/2014 às 14h54

    Projeto Brazilian Health Devices finaliza 2014 com excelentes números

    As empresas do projeto  Brazilian Health Devices  iniciaram o ano de 2014 com uma  expectativa de encerrar o ano exportando US$ 120 milhões. Cumprindo o seu papel de facilitar e criar condições para colaborar com esse resultado, o BHD promoveu ao longo do ano várias ações no Brasil e no mundo, com participações nas maiores feiras internacionais do setor de equipamentos médicos e odontológicos, missões comerciais e rodadas de negócios.

    O primeiro semestre foi marcado pelos dois maiores eventos do setor em Dubai: a Arab Health, segunda maior feira do mundo na área da saúde e principal feira de equipamentos médicos da região, e a International Dental Conference & Arab Dental Exhibition (AEEDC), maior feira odontológica do Oriente Médio. Juntas, elas propiciaram mais de US$ 23 milhões em vendas para aproximadamente 80 países, fechadas após quase 4 mil reuniões, somente no período de janeiro e fevereiro.

    Segundo a coordenadora de Promoção Comercial da ABIMO, Clara Porto, o volume de vendas e de expectativa foi recorde de participação na Arab Health: “As empresas definiram esta como a melhor edição da feira em todos os anos e também acrescentaram que a Arab Health foi o melhor evento de negócios do ano”.

    Ainda no início de 2014, as rodadas de negócios ocorridas no 32º CIOSP – Congresso Internacional de Odontologia, em São Paulo, somaram mais US$ 5,2 milhões aos números.

    Além do grande volume de negócios durante esse evento, a equipe de inteligência comercial da ABIMO percebeu um claro amadurecimento da indústria ao fechar parcerias promissoras com compradores de mercados mais distantes culturalmente. “Esse amadurecimento está cada vez mais visível aos clientes internacionais. Acreditamos que, nos próximos anos, colheremos ainda mais frutos do interesse da indústria nacional com o mercado externo”, diz a coordenadora de inteligência comercial da ABIMO, Katherine Guimarães.

    MARÇO

    No mês de março, a ABIMO promoveu um evento na sede da Fiesp para a assinatura da renovação do convênio com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

    André Limp, gerente de projetos da Apex-Brasil e gestor do Brazilian Health Devices, disse que a Agência busca ir além do fomento à exportação, procurando a efetiva internacionalização das empresas, com foco não apenas na expansão comercial, mas também no desenvolvimento da competividade do país: “Independente dos segmentos de atuação e dos resultados que temos, é interessante a imagem que as ações projetam das indústrias e dos empresários brasileiros perante o mundo”, disse.

    ABRIL

    De 28 a 30 de abril, o BHD esteve presente na primeira edição da Medical World Americas, nos Estados Unidos. O objetivo da participação era a prospecção de oportunidades de negócios no mercado norte-americano para o complexo da saúde, além de fortalecer a imagem da indústria brasileira da saúde como fornecedora de produtos e soluções completas e competitivas.

    MAIO

    As empresas puderam participar pela segunda vez da Africa Health Exhibition & Congress 2014, em Johanesburgo, África do Sul, porta de entrada para o continente africano, mercado de grande potencial de negócios para as empresas brasileiras.

    Para a edição deste ano, a organização da Africa Health promoveu o “Hosted Buyer Programme”, no qual compradores africanos de diversos segmentos foram levados como convidados de honra para a feira, e tiveram uma área dedicada para realizar reuniões pré-agendadas com os expositores. Sete clientes indicadas pela ABIMO e pelas empresas brasileiras expositoras de países como Angola, Moçambique e Uganda, também foram convidados. Como parte da agenda oficial da feira, eles visitaram, no primeiro dia, o pavilhão brasileiro, que fechou US$ 2,2 milhões em vendas nesta edição.

    O mês de maio também foi marcado por uma grande festa: o Prêmio Apex-Brasil de Excelência em Exportação, concedido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) a representantes de cinco categorias empresariais pelo desempenho nas exportações. A ABIMO foi premiada na categoria de entidade setorial (iniciativa inovadora de promoção setorial) pelo case Programa de Incentivo à Certificação FDA (PIC FDA), que surgiu da crescente demanda das empresas por um apoio à obtenção de certificações internacionais. “Receber esse reconhecimento é muito importante para a ABIMO e para os membros do Brazilian Health Devices”, comemora a gerente de exportação da entidade, Paula Portugal. “Nossa indicação e vitória nos mostra que estamos seguindo uma estratégia correta na promoção comercial de nossa indústria e produtos.”

    Maior evento do calendário da saúde no país, a Hospitalar Feira e Fórum também foi palco de bons negócios para as empresas participantes do projeto, durante Rodadas de Negócios realizadas com o objetivo de promover as exportações da indústria brasileira da saúde por meio da aproximação entre empresas nacionais e estrangeiras interessadas em adquirir produtos, artigos e equipamentos do Brasil. Foram fechados mais de US$ 13,5 milhões em negócios somente durante as rodadas de negócios.

    JUNHO

    O ponto alto do ano de 2014 foi a realização da Copa do Mundo da FIFA no Brasil e as empresas aproveitaram comercialmente essa grande oportunidade, por meio do Projeto Copa do Mundo, que trouxe 2.300 compradores, investidores e formadores de opinião estrangeiros para realizar agendas de negócios e acompanhar os jogos do Mundial.

    Com 34 reuniões estratégicas entre empresas e visitantes estrangeiros, o Projeto Copa do Mundo somou US$ 900 mil em negócios.

    “Vemos em projetos como este uma oportunidade de colocar a indústria em uma vitrine, auxiliando o projeto Brazilian Health Devices na construção da marca país para o setor e a percepção dos atributos que queremos destacar na indústria brasileira”, comenta Katherine. “O projeto Copa do Mundo permitiu, através do futebol e do ambiente informal dos jogos, que nossas empresas pudessem mostrar aos seus compradores que o brasileiro pode ser ao mesmo tempo alegre e simpático e cumprir com os compromissos assumidos.”

    AGOSTO

    O BHD também esteve presente na FIME (Florida International Medical Equipment Trade), mais importante evento voltado à saúde dos Estados Unidos, que apesar de ocorrer no país norte-americano, tem como foco o público da América Latina. Só nessa ação foram somados US$ 14,7 milhões aos números das exportações das empresas do projeto.

    Ainda no mês de agosto, o Brazilian Health Devices promoveu, também, duas missões comerciais à Europa com Rodadas de Negócios no formato Road Show entre empresas brasileiras e distribuidores franceses e espanhóis, identificados através da contratação de uma empresa de matchmaking. A penetração no mercado francês, fechado e nacionalista, é um entrave que ainda precisa ser contornado e esse foi um primeiro passo importante para que a indústria brasileira o desbrave.

    SETEMBRO

    Dez empresas participaram da comitiva que levou a indústria brasileira pela segunda vez à Dental Expo, principal feira de produtos odontológicos da Rússia, que acontece anualmente em Moscou. O mercado russo é de interesse das indústrias nacionais por ser extremamente dependente de importações. Segundo dados levantados pela ABIMO, mais de 80% dos produtos para saúde e odontologia vem de fora do País por falta de produção local.  A feira rendeu cerca de US$ 1,1 milhão para as organizações participantes.

    NOVEMBRO

    Outro mês importante para o calendário de eventos do BHD é novembro, quando ocorre a Feira Medica, o mais importante evento internacional do setor de serviços e produtos médicos, em Düsseldorf, Alemanha.

    Os números da MEDICA sempre impressionam. Ao todo, as empresas realizaram quase 3 mil contatos com 123 países diferentes e atingiram o total de US$ 18,2  milhões em negócios com 20 deles como Alemanha, Arábia Saudita, Argélia, Bélgica, China, Colômbia, Egito, Emirados Árabes, Espanha, Estados Unidos, Filipinas, França, Grécia, Irã, Itália, Marrocos, México, Paquistão, Turquia e Taiwan. Compradores alemães, árabes, chineses, paquistaneses e turcos fizeram parcerias com mais de duas empresas brasileiras durante a feira. O BHD apostou no Brazilian Happy Hour, promovido no pavilhão brasileiro, como estratégia de negócios, oferecendo comidas e bebidas típicas do Brasil ao público internacional, além de música brasileira ao vivo, proporcionando, assim, um ambiente descontraído para que as empresas brasileiras possam estreitar os laços de relacionamento com seus clientes internacionais.

    Mercado de grandes oportunidades para a indústria odontológica, o México sediou, também em novembro, a feira AMIC Dental, única exposição que reúne profissionais da área odontológica do país e da América Latina. Essa primeira participação do pavilhão brasileiro na feira, que está em sua 62ª edição, trouxe para nossas empresas mais de US$ 770 mil em vendas.

    Os eventos e feiras do BHD em 2014 geraram um total de US$ 78 milhões em exportações para as empresas participantes do projeto, para 180 países ao redor do mundo firmados em 11 eventos. Esse valor é extremamente positivo e representa 65% das exportações destas empresas.

    Os mercados-alvo para os próximos dois anos de atuação do Projeto, dentro dos Subsetores de Equipamentos médico-hospitalares, Implantes e Próteses, Materiais de Consumo, Laboratório e Radiologia são: África do Sul, Angola, Chile, Colômbia, Estados Unidos, México, Rússia e Turquia e os países secundários são: Bolívia, Equador, Nigéria, Peru, Polônia e Venezuela.

    Para o Subsetor de Odontologia são prioridade: Chile, Espanha, Estados Unidos, Índia, Japão, México, Rússia e Turquia. China, Colômbia e França são os países secundários.

    Fonte:x

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